sexta-feira, 11 de julho de 2014

OS VILÕES DA HISTÓRIA

Imagem: AIS
Antonio Silva

            O futebol sempre fez heróis e vilões. O futebol é o esporte da emoção, é o esporte do povo, e o povo é cruel e a história não me deixa mentir, o maior exemplo dessa crueldade foi a morte de Jesus Cristo que foi condenado pelo povo que clamou pela libertação de Barrabás e condenação de Cristo.
            Em uma rápida reflexão listei os maiores “Barrabazes” da história do futebol brasileiro em copas.  E passamos de grandes lideres em campo, campeões e estrelas da nossa seleção, que não importa o que ganharam e o que fizeram, mas sim ficarão eternamente lembrados pelos erros cometidos.
            O goleiro Barbosa: Grande goleiro da história do futebol brasileiro, mas falhou no segundo gol de Ghiggia do Uruguai na final da Copa de 1950. Fato que deu origem ao Maracanasso, e decretou então a maior dor do futebol brasileiro, que perdeu a primeira copa em casa.
            O volante Toninho Cerezo: Trinta e dois anos depois na Copa de 1982, na Copa da Espanha, foi escolhido a nova vitima, o volante Toninho Cerezo um dos tantos craques que compunham aquela seleção. Foi ele que errou o passe ao tentar atravessar a bola em frente à área decretando o terceiro gol de Paolo Rossi e o terceiro da Itália na vitória por 3x2.
            O capitão do tetra Dunga: Quatro anos antes de se consagrar na Copa dos Estados Unidos. Dunga foi considerado o responsável direto pelo gol do argentino  Cannigia que sacramentou a eliminação brasileira na Copa de 1990.
            Ronaldo fenômeno: Ronaldo, campeão em 1994, mesmo sem jogar, foi considerado responsável direto pela goleada que o Brasil levou na final de 1998, contra a França. Na véspera do jogo, Ronaldo teve um ataque, correu risco de morrer, mas no dia seguinte pediu para jogar, e esteve em campo apenas para assistir a derrota brasileira por 3x0 para a França.
            Roberto Carlos: Mesmo tendo sido campeão em 2002, não escapou de ser o Judas da vez em 2006 ao ser considerado o responsável pela falha que originou o gol de Thyerri Henry e a eliminação do Brasil. No lance Roberto Carlos Arrumava a meia quando Henry entrou livre pelo setor esquerdo para marcar.
            Felipe Melo: O volante, no Mundial de 2010, na África do Sul. Em jogo que valia vaga nas semifinais, o Brasil vencia a Holanda por 1 a 0 no primeiro tempo. Na fase final, a Holanda virou para 2 a 1 e Felipe Melo foi expulso, por dar um pontapé em Robben, quando o Brasil buscava uma reação.
         Fred: Após a boa participação na copa das confederações em 2013, o centroavante goleador do Fluminense, parece que nem se apresentou na seleção em 2014. E foi considerado pela torcida o maior vilão da humilhante derrota brasileira para Alemanha por 7x1. Fred marcou apenas um gol em seis partidas e contra a fraquíssima seleção de Camarões. Antes de ser substituído Fred foi alvo de vaias e xingamentos por parte do torcedor brasileiro que perdeu a paciência com a apatia do centroavante em campo.
            De fato ninguém está livre de ser herói ou vilão, mas para ser inesquecível basta errar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário