quinta-feira, 10 de julho de 2014

A CASA CAIU, O SONHO ACABOU

Imagem: Google



Antonio Silva

            Era impossível prever o resultado, era impossível prever a maior goleada da história, era impossível prever o maior vexame de todos os tempos, era impossível querer algo que não fosse à vitória, a vaga na final e o sonho do hexa em casa.
            E tudo começa as 17h00min do dia 08/07/2014. Aqui no Sul uma tarde fria, silenciosa e escura, acreditamos que era apenas o retrato de uma tarde de inverno. Mas, não todo este cenário já se configurava para a maior catástrofe da história do futebol brasileiro.
            Brasil e Alemanha no Mineirão reviveriam a final da Copa de 2002, a final que rendeu o penta, a final que dava esperança ao futebol brasileiro de novamente vencer a Alemanha, já que no último confronto em 2010, a Alemanha venceu por 3x2.
            Mas, agora era Copa do Mundo e mais era a Copa do Mundo no Brasil, no país do futebol, no berço da bola.  E o retrospecto contra os alemães era maravilhoso. Apenas era, pois o Brasil jogou apenas dois minutos, e em trinta minutos a Alemanha fez cinco gols.
            O futebol alemão mostrou-se superior, venceu, humilhou, trucidou o Brasil em sua casa, diante da sua torcida. Mas, acima de tudo respeitou o Brasil, pois é obrigação do time superior golear o time inferior, e a Alemanha fez isso.
            Tudo na vida se resume a dedicação e trabalho, e ninguém no futebol trabalha mais que o futebol alemão, um exemplo é seu treinador que está há oito anos no cargo mesmo sem ganhar títulos mesmo perdendo como foi em 2008 na Eurocopa para a Espanha. O futebol alemão investiu para ser o que é, quando eles perceberam que estavam ficando para trás, há cerca de vinte anos a confederação alemã criou centros de treinamentos em todo o país, investiu na formação de atletas, mas investiu também para que seus atletas permanecessem no país tanto que em sua maioria os jogadores da seleção jogam na Alemanha.
            Em contrapartida o Brasil no auge de sua soberba de penta campeão nada fez, transformou o nosso futebol em um mercado de livre comércio de jogadores, não investiu em aprimoramento dos atletas, não investiu em estrutura. O Brasil transformou nossos atletas em modelos é propaganda de refrigerante, de xampu, operadoras de celular, de material esportivo.
            O 7 x 1 de ontem manchou definitivamente a história da quase intocável camisa amarela de cinco estrelas, mas não mancha tanto quanto essa última seleção que de longe é a pior geração que já vestiu a camisa da seleção brasileira. E isso custou caro, custou à copa do Brasil, custou o maior vexame que apenas é superado pelo Maracanasso.
            O 7 x 1 de ontem suja a história do Felipão, o maior vencer que a seleção brasileira já teve, ele chamou a responsabilidade, pois sempre soube da insuficiência do time que tinha nas mãos. A culpa é dele sim e ele sabe disso.
            Mas, que essa não seja uma derrota em vão, que sirva para mudar o futebol brasileiro, quando digo mudar não é apenas trocar o técnico e os jogadores, mas que mude o modelo de gestão, que mude a forma de pensar, que mude as convocações, que se convoque por mérito e não por mídia, que mude nesses próximos quatro anos, senão o hexa continuará no sonho.
            Aquela tarde, fria, escura e silenciosa não era por acaso. Foi assim que tudo acabou, na perplexidade do escuro na imensidão do silêncio.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário