quinta-feira, 10 de julho de 2014

O MENINO E SEU SONHO

Imagem: Google


Bruna Berghan

            Luís era um garoto de dez anos que mova em uma favela. Não havia nenhuma escola por perto, e talvez, por isso, seu chinelo verde e amarelo estivesse mais gasto do que deveria. A escola mais próxima deve ficar a uns vinte quilômetros, dos quais pelo menos cinco ele faz andando todos os dias.
            Talvez por já ser um aleta informal, Luís nunca reclamou de levantar cedo e descer inúmeros degraus de escadas até chegar na parada e esperar o ônibus para ir estudar
Mesmo com todas dificuldades, que não eram poucas, ele jamais desistia. Ele era um menino de família humilde, mal tinham o que comer. As roupas eram feitas pela mãe, que arrumava trapos velhos e fazia camisas e calças para ele.
Na sua casa moravam seis pessoas, ele, sua mãe, uma tia e mais três irmãos. Todos com sonhos e desejos de um futuro melhor. Mas o sonho de Luís era o melhor, pois nele incluía toda sua família.
Luís sonhava em ser um jogador de futebol, como várias crianças de sua idade. E queria isso para ter dinheiro o bastante para mudar a vida das pessoas que amava.
Comprar uma casa grande e dar tudo que precisavam. Mas nada era fácil e para ele de família pobre parecia ser mais difícil ainda seu maior adversário era a pobreza, a condição social impedia ele de ter as mesmas chances que os outros.
A inteligência não tem classe. Se Luís não tinha dinheiro ou boas roupas, tinha uma inteligência invejável. Naquele dia havia prova de matemática, e Luís tirou um dez, o mesmo dez que usava nas costas quando jogava pelo time da escola.
Como se aproximavam os jogos escolares naquele dia ele foi liberado para jogar com os companheiros das outras turmas que faziam parte do time, e mesmo jogando contra garotos maiores Luís marcou três gols garantindo a vitória para sua equipe.
Estaria tudo normal se não fosse o visitante estranho que assistiu ao jogo na arquibancada. Ninguém sabia, mas ele era olheiro de um grande clube de futebol, e se impressionou com a facilidade de Luís em marcar gols.
Ao termino da partida ele veio até Luís e conversou com ele, o levou para casa e mostrou a ele e a família.
 As dificuldades financeiras quase impediram que Luís fosse fazer o teste, mas o olheiro percebendo o grande potencial do garoto ofereceu todo o material e custearia todos os gastos dele.
Foram mais oito anos de sacrifícios e lutas, de viagens longas, até que o time resolve chamá-lo para ser finalmente contratado.
Depois de cinco meses no profissional ele virou titular, entrou em uma decisão e garantiu a virada histórica dando o primeiro título depois de longos anos de perdas do clube. Logo ele se transformou em um jogador indiscutível, um jogador fundamental para a equipe. Assim conseguiu um excelente contrato, um alto valor de salário, com o qual finalmente tirou a família da pobreza.
Em poucos anos ele conquistou todos os títulos que o Brasil podia lhe dar. E assim seguiu o caminho dos grandes craques e rumou a Europa. Lá também seguiu ganhando títulos e prêmios individuais. Se tornou um dos maiores jogadores do mundo, mas jamais esqueceu da família.
 Todos buscavam descobrir o seu segredo, como jogava com tanta garra, determinação, vontade de vencer. O seu grande segredo era a família, era saber que seu sonho tinha sido realizado, era saber que todas as lutas da infância pobre tinham sido vencidas, era saber que todos aqueles que o amavam estavam bem. Cada vez que entrava em campo, jogava pelo pai, pela mãe e pelos irmãos, mas também por todos aqueles que ele podia ajudar com seu futebol.
Ele era o melhor porque se dedicava mais que qualquer, e porque sabia que tinha que jogar por todos que amava, pois todos que o amavam jogavam por ele também.
Seu grande segredo era o amor pelos outros. Sua motivação a vontade de ajudar e sua vitória era a felicidade da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário