quinta-feira, 10 de julho de 2014

EFEITO NEYMAR

Imagem: Hallina Beltrão


Antonio Silva

Talvez eu nunca tenha sido tão criticado como estou sendo nos últimos dias, ao querer defender o jogador colombiano Zuñiga. Pois sou um dos únicos que o defendo, até publiquei uma nota no meu facebook explicando o lance, e mesmo assim fui alvo de diversas criticas e e-mails carinhosos dizendo que eu não era brasileiro e coisa e tal, e que se eu fosse brasileiro deveria sim defender Neymar.
            Postei no Facebook que Zuñiga não teve a intenção de machucar o atacante brasileiro, pois como as imagens mostram ele atinge o jogador, mas com a perna reta, e se Zuñiga tivesse a intenção de machuca-lo o joelho estaria dobrado, ele comete falta sim quando empurra Neymar com as mãos, mas o restante acredito ser apenas um acidente de trabalho.
            Se ele teve a intenção ou não é impossível saber, mas o que me entristece é o que certos brasileiros que se dizem “patriotas” fizeram. No Instagram xingaram a família do atleta e comentaram ofensivamente a foto da filha dele de apenas dois anos. Uma postura totalmente reprovável, mas com certeza deve ter uma justificativa bem elaborada do tipo: “fizemos isso por Neymar”.
            De fato tudo isso é fruto de uma mídia doentia que transformou o jovem atleta brasileiro em um Deus, ele é vitima em tudo, um anjo que joga futebol, e todos os outros contra ele são demônios sedentos por seu sangue. Isso me faz voltar lá no primeiro jogo contra a Croácia no qual Neymar atingiu o jogador croata no rosto e corretamente recebeu cartão amarelo. Imaginei se aquele lance tivesse sido mais grave e tivesse tirado o jogador da copa, qual seria a postura da mídia? É claro que inocentariam o brasileiro e de alguma maneira talvez até culpassem o croata por bater com a boca no braço de Neymar. São essas coisas que me irritam, pois cadê a imparcialidade? Cadê o compromisso com a verdade e demonstração dos fatos? A mídia hoje é quase um Pilatos pronto para crucificar o próprio povo quando o povo mandar.
            Neymar foi transformado pela mídia o grande herói do país, e talvez isso tenha pesado demais em suas costas, pois ele não foi decisivo quando Brasil precisou, por exemplo, contra o Chile e contra a própria Colombina, pois cobrar escanteio não é fazer gol.
            Neymar é hoje o maior santo midiático brasileiro;
            Neymar era o perdão de todos os erros;
            Perder com Neymar seria um acaso. Perder sem Neymar será um fracasso;
            Neymar era o alvará da CBF;
            Neymar era a fé para os sonhos dos milagres do povo;
            Neymar era amenização da culpa;
            Neymar era o escudo de Felipão;
            Neymar carregava nas costas o peso do fracasso de uma geração.
            
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário