terça-feira, 29 de julho de 2014

ABRAÇOS GRÁTIS

Imagem: Google
Antonio Silva
 

Era numa capital, uma grande metrópole brasileira, eu não lembro se estava lá ou vi na tevê, li no jornal ou alguém me falou, mas a cena era incomum, aberta para muitas interpretações, de todas as formas, maneiras e dimensões.
A cena? Bem a cena era que parado na calçada misturado e envolvido pela multidão estava parado um senhor que aparentava mais ou menos ter seus setenta anos, mas e daí? O que tem demais em um homem parado em uma calçada em uma grande metrópole brasileira?
            Ele vestia calça social preta, sapatos igualmente pretos e de aparente boa qualidade, camisa xadrez apenas destacada pelo suspensório, assim como o corpo em geral o rosto era gordo, no lábio superior um fino bigode marca de um tempo, carro chefe de um rosto, um óculos pequeno que ficava minúsculo apoiado no grande nariz, os poucos cabelos pareciam mostrar que as preocupações venceram e se não venceram ao menos levaram seus cabelos.
Mas não é por isso que escrevo, pois se não fosse pelo que ele tinha não nas mãos ele seria mais um sem rumo no meio da multidão, bem o que ele tinha nas mãos? Era um cartaz, não daqueles que as pessoas usam para vender ou comprar alguma coisa, ou deste que estão na moda usados para protestar, o cartaz dele dizia: “Abraços Grátis.”  Aquilo de alguma maneira me tocou e me fez pensar, aquilo me incomodou, pois todo o abraço é gratuito então porque não abraçamos, os amigos, os vizinhos, aquela pessoa que passa por você, as vezes atormentada, com muitos problemas, precisando de muitas coisas inclusive de um abraço....
Não abraçamos não por vergonha, mas por que fomos ensinados pela mesma sociedade carente que o carinho, o sorriso, o abraço, é restrito aos próximos, aos familiares, mas não, não é, pois o abraço é responder a estímulos do corpo que precisa de mais dois braços para o enlace seja completo, o abraço é afeto do horizonte, é a chance de falar em gestos de unir corações.... Como dizia o cartaz os abraços são grátis, abrace todos aqueles que estão ao seu redor, seu pai, sua mãe, seu vizinho, seus amigos, seu cachorro, abrace! Permita-se ser abraçado, entre na onda do abraço e saia de braços dados mesmo que seja com você mesmo, como dizia o cartaz, o ABRAÇO É GRÁTIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário