terça-feira, 9 de setembro de 2014

UM TEMPO PARA O LEITOR

Imagem: Google
Antonio Silva

            Era para ser apenas mais uma sessão de autógrafos, mais uma de tantas em sua vida. Afinal já eram mais de vinte e seis livros publicados. O novo livro era um sucesso assim como todos os outros que ele havia lançado. Escrever para ele era o antídoto contra as agitações da vida, quando sentava para escrever seu espirito se elevava, estava livre de todos os problemas, alcançava a plenitude da alma.
            Aquela sessão de autógrafos não era em uma metrópole ou em um teatro luxuoso, ou naquelas galerias de artes chiques. Foi autografar em uma cidade interiorana, num pequeno auditório daquilo que era para ser a casa de cultura local.
            O auditório lotou, fez fila do lado de fora. Tanta era euforia em receber aquele autor que até ele ficou surpreso, entre autógrafos e fotos foi passando a noite, a cada assinatura era um sentimento diferente, conseguia a cada autógrafo colocar sua emoção e expressar sua gratidão ao leitor.
            Quando pegava o livro para assinar podia sentir a vibração do leitor com suas palavras, captava da energia do livro a inspiração para duas ou três palavras de carinho e agradecimento. Quase no fim da sessão ao fazer uma pausa para um copo d’água, percebeu que havia na fila um menino que parecia já cansado de ficar em pé, em uma mão segurava seu livro e na outra uma sacola daquelas de pano com algo que parecia pesado.
            Quando chegou a vez do menino ele pegou o livro e autografou, mas o menino então revelou o que havia na sacola. Havia mais de vinte livros daquele autor e ele pediu para que os autografasse, ele se viu em um dilema autografar e deixar as outras pessoas esperando ou simplesmente dizer um não, sem saber a resposta pediu para que o menino sentasse em uma poltrona na fileira ao seu lado e disse para ele esperar que depois conversariam.
            Atendeu as outras pessoas e logo depois chamou o garoto que sentou a sua frente e colocou a sacola entre as pernas. Olhando nos olhos do menino ele disse: - Você me fez hoje passar por uma situação que jamais imaginei – nesse momento o garoto baixou os olhos e pensou que ele não estava gostando, mas ele continuou: - Jamais encontrei em todos esses anos um leitor tão dedicado e ousado para fazer o que você fez – Obrigado por ter feito isso, dê seus livros que vou autografar todos – nesse momento os olhos do menino brilharam.
            Alcançou os livros e viu um a um ser autografado, e ainda ganhou um forte abraço ao final. O autor perdeu o horário do próximo compromisso naquela noite, já que ficaram a bater papo sobre literatura.
            Perder um compromisso irritou sua assessoria de imprensa que cobrou dele pontualidade, ele apenas riu e disse: - Posso ter perdido o compromisso, o dinheiro, mas ganhei um dos maiores presentes da minha vida aqui, ganhei a admiração de um leitor e para mim sempre vai ser mais importante meus leitores do que qualquer compromisso.
            Enquanto escrever sempre terei um tempo para meus leitores.

PUBLICADO NO JORNAL FOLHA DE NOVA HARTZ SEMANAL ANO X EDIÇÃO N° 348 SEXTA FEIRA 05 DE SETEMBRO DE 2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário