segunda-feira, 22 de setembro de 2014

UM RELATO SOBRE DEUS

Imagem: Michelangelo



                                                                       Antonio Silva

            Antes mesmo de começar, antes mesmo de suas criticas quero deixar claro que não sou ateu, não tenho nenhum preconceito com qualquer tipo de religião, manifestação ou crença, e o principal acredito em Deus da minha maneira.
            Mas, tenho percebido o quando a figura divina está banalizada. Nos dias atuais Deus virou propriedade, cada um tem o “seu Deus”, em cada grupo existe o “nosso Deus”, um exemplo clássico são os jogadores de futebol e aquele gesto de levantar os braços aos céus quando marcam o gol, é comovente a relação de fé dos atletas que ao mesmo tempo tem uma relação estreita com Deus dedicando todos os gols a ele. Tanto que parecem ter o aval dele para xingar  a mãe do juiz e os companheiros de fé. Se mudar de time Deus muda junto, o passe divino deve ser um dos mais valorizados do mercado.
            Deus hoje é uma propriedade exclusiva de cada indivíduo cada homem com seu, há um Deus para cada família, ou agremiação, ou tribo. Sendo que esse Deus tem que atender seus interesses, senão é substituído, largado, abandonado, desprezado e trocado por outro, ofertas no mercado é que não faltam.
            Acho sensacional aqueles adesivos nos carros “Foi Deus quem me deu”, “Guiado por Deus”, “Presente de Deus” ou aqueles “Deus é fiel e você?” já que com estes adesivos as pessoas desmerecem seu próprio trabalho e empenho em conseguir suas coisas e contestam sua própria fé,  além de transformarem a figura divina em uma figura individualista e materialista, pois quem anda a pé, de bicicleta, de ônibus Deus não ajuda?
            O mesmo Deus que se manifesta como materialista individualista, se configura também como um ser superior que dá poder aos seus seguidores de se sentirem superiores e discriminar gays, lésbicas, outras crenças e simplesmente afirmar que os não crentes são seres inferiores e de almas perdidas.
            Por falar em seguidores para quem ainda não sabe Deus não tem Facebook, nem Twitter muito menos Instagram, portanto, poderia se terminar com as apelações de ‘‘Se você acredita compartilha” ou “Se você crê da rt”, as selfies divinas são falsas. Diante de tudo isso se tratando de rede social sou um ateu autentico.
            Deus hoje é figura presente no maior movimento separatista existente, pois em nome de Deus seus fiéis se separaram do mundo, do convívio social, se alienaram. Criaram suas próprias mídias, hoje às crenças têm suas próprias rádios, TV, partido político e candidato e “vivem” num circulo vicioso onde Deus a justificativa para inúmeras atrocidades cometidas por seres humanos mal intencionados.     Enfim, mas porque estou escrevendo isso aqui, pois sei que vou mexer com algumas massas intolerantes que irão me criticar, ganharei o rótulo de ateu, herege, infiel, serei condenado pelos tão justos olhos humanos.
            Isso na verdade nada me importa, pois posso ser tudo isso mesmo e prefiro ser isso a viver dessa alienação. Desse jeito Deus está sendo um agente de separação e desunião entre as pessoas quando seus ensinamentos dizem exatamente o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário