domingo, 22 de março de 2015

QUANDO A DITADURA VIER

Vito Campanella
Antonio Silva

            Não posso negar que sou um apaixonado pela polêmica, tenho a minha opinião, maluca sobre todas as coisas. Gosto de falar de quase todos os assuntos que fazem parte desse cotidiano doido que nos cerca.
            Entre política e futebol sempre vou escolher a bolinha, até porque o ambiente de debate é menos hostil e menos alienado. Discutir futebol é mais saudável, é sempre prazeroso mexer com a paixão das pessoas, achei incrível o comentário em uma postagem minha recente. O comentário não se limitava ao bom ou ao ruim, segundo quem comentou era apenas “um nojo”. Achei muito interessante provocar nojo em alguém.
            Já o comentário político é sempre hostil, o comentário político transcendeu a paixão futebolística. O comentário político se quer tem valor crítico, você simplesmente será taxado de contra ou a favor. Uma análise pobre que transcreve todas as opiniões sobre a atual situação político-social brasileira. Temos que abandonar os conceitos “contra x a favor” “gremista x colorado” “cão x gato” e olhar com maiores intenções do que as que rodeiam nosso próprio umbigo.
            Mas o que realmente quero com isso é apenas deixar claro aqui a possibilidade de comentar. Nós podemos comentar o que quisermos, como quisermos, onde quisermos, porque isso é democracia, isso é a plena liberdade de falar e ouvir apenas aquilo que queremos. Mas, mais engraçado ainda é ver as pessoas em pleno uso de seus diretos democráticos sair às ruas para pedir a volta do Regime Militar.
            Essa é uma questão que vai além dos simples fatos de esclarecer esses indivíduos historicamente do que foi o horror e o atraso do Regime Militar para o Brasil, mas acima de tudo entender que os próprios regimes totalitários que ainda existem estão se flexibilizando em prol da democracia.
            A democracia é umas das maiores evoluções da humanidade, uma das maiores responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento dos povos. Além do mais na atual conjuntura global é quase impossível que um regime totalitário venha a ter sucesso.
            Não posso deixar de imaginar se esses malucos pró-ditadura chegassem a conseguir seu objetivo, ou seja, recolocar a frente do Brasil um Regime Militar. Com certeza eu seria censurado e esse reles e quase insignificante comentário seria banido deste espaço. Provavelmente eu teria que pedir asilo em outro lugar além de ter que criar um personagem para poder voltar a escrever o que não seria tão difícil.
Mas fico a imaginar aqueles fizeram levantes pró Regime Militar via Whats App e Facebook, só para avisar nesse “novo” governo. Essas serão as primeiras coisas a serem censuradas.

PUBLICADO NO JORNAL
FOLHA DE NOVA HARTZ
SEMANAL EDIÇÃO N° 368 ANO X
SEXTA-FEIRA 20 DE MARÇO DE 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário