sexta-feira, 17 de julho de 2015

COINCIDÊNCIA OU NÃO?

Imagem: Google

Bruna Beatris Berghan

            Sempre costumo refletir sobre o dia em que estamos.O que, em outros anos aconteceu.Qual fato mudou a história e o rumo do nosso caminho. Em um único dia tudo pode mudar. Ou até mesmo com coisas alegres, que trazemos para a nossa rotina.
            Pois bem, com isso começo a pensar o que o dia 17 de julho trouxe para a história. Busco bem longe, lá em 1099, onde aconteceu a primeira cruzada, o terceiro dia do massacre da população muçulmana de Jerusalém.
            De lá vamos para 1958, com a detonação da bomba atômica pelos Estados Unidos nas Ilhas Marschall, no Pacífico Central. Até agora só tragédia para um dia. Os anos passaram e no mesmo dia coisas ruins aconteceram, porém de diferente forma e em diferentes lugares.
            Mas não só de tristeza esse dia passou, pois em 1994 o Brasil, nossa seleção, conquistou o tetracampeonato na Copa do Mundo. Sediada nos Estados Unidos, o Brasil venceu a Itália nos pênaltis por um placar de 3 a 2, após noventa minutos empatados em zero a zero.
            Como disse no início, fatos mudaram os rumos da história ou mesmo, a vida de adultos e crianças. Em 1999 estreou na televisão americana o desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada, que é sucesso ainda hoje entre várias idades.
            Mas como o nome do texto diz “Coincidência ou não?”,existe uma sequência de fatos que me deixam em dúvida. O primeiro em 1996, o acidente com o voo TWA 800 que saia de Nova Iorque. A aeronave caiu no Oceano Atlântico doze minutos após decolar, causando a morte de todos os seus 230 ocupantes.
            Tragédia que marcou, com certeza, a vida de muitas pessoas. Mas a partir do ano 2000, as coisas ficam mais estranhas. No ano 2000, o avião Alliance Air 7412 perdeu a sustentação e arranhou algumas casas em um conjunto habitacional, batendo em uma colônia. O avião quebrou em quatro pedaços, matando 60 pessoas e ferindo outras cinco.
            Em 2007, acontece o pior acidente aéreo da história brasileira, da América Latina e 11º do mundo, matando 187 pessoas a bordo e 12 pessoas no solo. A queda do Airbus A320 da companhia aérea TAM, no Aeroporto de Congonhas em São Paulo. A aeronave ultrapassou o fim da pista e chocou-se com um depósito de cargas.
            E, no ano passado, 2014, a queda de um Boeing 777 da Malaysia Airlines, com 295 pessoas a bordo, na fronteira entre Ucrânia e Rússia. A empresa alegou perder o contato com o voo, mas relatos iniciais do governo ucraniano informam que a aeronave foi abatida a uma altitude de 10000 metros.
            Esses três acidentes, 2000, 2007 e 2014. Foram graves e chocaram a humanidade. De 7 em 7 anos uma tragédia chocou o mundo. Nesse mesmo dia familiares relembram a pessoa querida que partiu de uma forma tão trágica e brusca. Espero que no dia 17 de julho de 2021, não aconteça isso, não tenhamos mais uma tragédia. E espero que isso não se repita em mais nenhum dia, em nenhum dos 365 ou 366 dias do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário