segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O FATOR PSICOLÓGICO E O GRENAL

Antonio Silva

            Domingo é o último Grenal do ano e os gremistas parecem agradecer, é também o último capítulo do maior drama recente. Já são dois anos sem vencer um clássico, se não vencer domingo na Arena o Grêmio chega ao décimo Grenal sem vitória.
            Ficar todos esses anos sem conquistar títulos à torcida perdoa, é normal, todos os grandes clubes passaram por isso inclusive o Internacional, mas ficar sem ganhar do maior rival é quase inadmissível. Mesmo que Felipão trate o Grenal apenas “como mais um jogo de três pontos” quem entende um pouquinho de futebol sabe que isso é papo furado, talvez tática para jogar a responsabilidade para o outro lado.
            Grenal nunca vai ser apenas um jogo de três pontos, e este em especial vai ser o divisor de águas para os dois clubes, quem perder dá adeus a Libertadores e quem ganhar encaminha a vaga, por outro lado para o Internacional a vitória não é obrigação, um empate já anula o rival e ainda mantém a invencibilidade na Arena.
            Nesse Grenal o fator psicológico vai pesar muito, o Grêmio precisa vencer para se manter vivo na briga pela Libertadores e para quebrar o jejum de clássicos além de vencer na Arena. Para o Internacional o clássico tem peso parecido vencendo continua no G-4 e fecha o ano sem perder nenhum Grenal. Psicologicamente esse clássico pode provocar o amadurecimento em jogadores como Luan que precisa recuperar o futebol do inicio do ano para se firmar no Grêmio, mas também pode ser um fator de amadurecimento para o meio campo em jogadores como Fellipe Bastos e Wallace que podem ser decisivos no bloqueio ao fantástico e experiente meio campo do Inter.
            Mas o momento psicológico do Inter é melhor esteve na frente do rival praticamente o campeonato inteiro, venceu os últimos Grenais e ainda sustenta uma flauta inegável da invencibilidade na Arena.
            O favorito é o Inter, mas o Grêmio busca surpreender de alguma maneira, inclusive abrindo mão do esquema com três volantes e propondo a entrada de um meia para melhorar a ligação entre o meio e Barcos.
            Especula-se que a novidade de Felipão seja o retorno de Giuliano que estava afastado devido à lesão no púbis. Acredito que ele não será o trunfo de Felipão, pois depois de meses parado ele não conseguirá ser decisivo o que já não vinha sendo antes.
            O torcedor Gremista que vai acompanhar o jogo dever estar ciente de que o Inter é favorito e de que nenhum milagre fará Giuliano sair do Departamento Médico e resolver os problemas do time. Se tiver que acreditar em alguém acreditem na força coletiva do time e torcer que brilhe as estrelas de Felipão e Marcelo Grohe esses são únicos que poderão fazer a diferença para o Grêmio.

Cônica de n° 43 no
Sexta-feira, 07 de novembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário